O SISTEMA DE SUB-IRRIGAÇÃO

O Sistema de Sub-Irrigação, funciona fazendo-se encher temporàriamente com a solução nutritiva, uma bandeja ou bancada de cultura, e logo após, esvaziá-la ràpidamente.

Esta operação é feita atraves de uma bomba, controlada por um controlador de tempos, e assim, é um Sistema Hidroponico Ativo.

A solução é retirada do depósito pela bomba, conduzida à bancada de cultura, e uma vêz paralizado o bombeamento, retorna ao depósito, geralmente escoando através da própria bomba.

O controlador de tempo é regulado para efetuar êste ciclo várias vêzes por dia, conforme for exigido pelo tipo de planta, seu tamanho, temperatura, humidade ambiente e o tipo de meio de cultura utilizado, quando for o caso.

A bancada de cultura pode ser confeccionada de duas maneiras.

Na primeira, usa-se uma plataforma fixa às bordas da bancada, na qual são ancoradas as plantas, que ficarão com as raizes suspensas no ar, ou sòmente com as pontas mergulhadas num resíduo de solução deixado permanentemente dentro da bancada.

Êste tipo de montagem, hoje, pràticamente caiu em desuso, mas muitos ainda o utilizam.

O segundo tipo de montagem de bancada, que é o mais usado, consiste em enchê-la com um meio de cutura, no qual se ancoram as raizes das plantas.

O meio de cultura deverá ser biològicamente não decomponível, e o mais utilizado é constituido de rochas vulcânicas britadas ou de seixos de rio vulcânicos.

seta